Instruções do Exame

IMUNOFENOTIPAGEM PARA PESQUISA DE HPN

Instruções para paciente

INTERPRETAÇÃO
A imunofenotipagem por citometria de fluxo é uma análise diferencial de células normais e anormais em sangue periférico ou medula óssea com detecção simultânea de marcadores múltiplos em populações de células distintas. É uma ferramenta importante no diagnóstico de malignidades hematológicas.
Este exame detecta antígenos citoplasmáticos, nucleares e de superfície, expressos por células leucêmicas, identificando os marcadores celulares expressos em cada tipo de leucemia, indicando o estágio de desenvolvimento do clone leucêmico. Pode ser utilizada na classificação das leucemias indiferenciadas linfóides ou mielóides, na identificação de leucemias bifenotípicas, no monitoramento de terapias, na doença residual mínima, na avaliação de leucocitoses, além de esclarecer pontos importantes para o prognóstico e para a terapia das leucemias agudas.
Os marcadores analisados variam de acordo com a hipótese diagnóstica do paciente.
A Hemoglobinúria Paroxistica Noturna (HPN) é uma doença rara das células-tronco, caracterizada por uma anemia hemolítica, ou seja, quando a medula óssea não é capaz de repor os glóbulos vermelhos que estão sendo destruídos.
Os marcadores de superfície CD55 e CD59 inibem a cascata do complemento em diferentes pontos, protegendo as células hematopoéticas da lise mediada pelo complemento. Em doenças clonais onde há ausência da expressão dos genes codificantes para os CD55 e CD59, pode haver quadros de hemólise. Estes marcadores são importantes no diagnóstico da Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN), doença clonal da célula tronco hematopoética, associada à hemólise intravascular e hemoglobinúria, especialmente em pacientes transfundidos com frequência.

DOENÇAS RELACIONADAS
Hemoglobinúria Paroxística Noturna, Anemia, Trombose