Instruções do Exame

ANTICORPOS ANTI CENTRÔMERO

Instruções para paciente

INTERPRETAÇÃO: Os anticorpos anticentrômero ocorrem em 55% a 80% dos pacientes com a forma limitada de Esclerose sistêmica (ES). São mais freqüentes em pacientes brancos e naqueles com mais de 50 anos. Embora altamente relacionados com a ES, os anticorpos anticentrômero não são totalmente exclusivos dessa enfermidade, podendo ser encontrados raramente em pacientes com cirrose biliar primária, síndrome de Sjögren e no lúpus eritematoso sistêmico (LES). Este exame está clinicamente associado à esclerose sistêmica forma CREST (calcinose, fenômeno de Raynaud, disfunção motora do esôfago, esclerodactilia e telangiectasia)
Quando presentes em pacientes com fenômeno de Raynaud isolado representam u...

DOENÇAS RELACIONADAS: Esclerose sistêmica cutânea limitada, Esclerodermia, Síndrome CREST, Cirrose biliar primária, Síndrome de Sjögren, Poliomiosite, Dermatomiosite.

LIMITAÇÕES DO EXAME
1. Um resultado ANA positivo, deve ser sempre avaliado de forma combinada com outros resultados sorológicos e com clínica, sinais e sintomas do paciente. 2. As características de desempenho do ensaio não foram determinadas para outras matrizes além do soro.